Ferramenta digital do Detran-SP permite que proprietários retirem seus veículos de forma imediata e sem burocracia
Mais de mil proprietários já conseguiram liberar seus veículos de forma rápida e digital por meio da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE). A ferramenta é do Detran-SP e foi desenvolvida em parceria com a Prodesp.
Apenas entre o fim setembro e início de outubro, 2.335 veículos foram liberados no estado, sendo 1.097 por meio do novo sistema, de atuação instantânea. Os condutores puderam quitar os débitos em aberto e, quase instantaneamente, tiveram as restrições baixadas, permitindo a liberação do carro.
VEJA TAMBÉM:
A ferramenta cruza dados de diferentes bases governamentais, como Receita Federal, GOV.BR e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), permitindo rastrear débitos e restrições de forma automática e segura.
A LIVE foi criada com base em tecnologia de hiperautomação, permitindo a integração entre diferentes sistemas públicos sem necessidade de intervenção humana. O serviço está disponível no portal do Detran-SP e possibilita a liberação imediata de veículos apreendidos por infrações de trânsito.
Para utilizá-lo, basta acessar o portal com uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e selecionar o veículo a ser liberado. O sistema exibe as informações do automóvel, incluindo o pátio onde está recolhido, o valor da taxa de liberação e eventuais multas pendentes.
Os débitos podem ser quitados via Pix, com QR Code ou chave gerada automaticamente. A taxa de liberação é de R$ 20,06. O sistema também informa os valores cobrados pelo pátio, garantindo maior transparência e evitando cobranças indevidas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |